Nascer com cabelos ruivos é algo realmente raro. Apenas cerca 1 a 2% das pessoas no mundo são ruivas naturais. Isso porque, ser ruivo é resultado de uma mutação genética causada por um gene recessivo. Os ruivos naturais, além da cor do cabelo têm outras particularidades em comum, como ter menos fios de cabelos e geralmente ter olhos castanhos (ruivos de olhos claros são extremamente raros).Os ruivos já foram perseguidos no passado. Hitler chegou a proibir o casamento entre eles. Provavelmente alguns adultos ruivos de hoje sofreram algum tipo de preconceito na infância. Nos últimos anos, as ruivas ganharam espaço nas publicidades, nas novelas e o número de ruivas não naturais só aumentou.
Os cabelos vermelhos, cobre e loiro-acobreados estão a uma caixinha de farmácia de distância. Mas essa facilidade acaba gerando erros bem comuns. As ruivas artificiais são as que mais precisam cuidar dos cabelos, mais mesmo do que as loiras.
Para não ficar com o vulgo aspecto água de salsicha, o cabeleireiro Paulo Schettini do avisa "Tem que retocar a cor a cada 15 dias" afirma. Ele indica também como manuntenção a rinsagem caseira "Existem shampoos com tom vermelho acobreado que ajudam a manter a cor", diz.
Outra opção, indicada pela Isis Piovesan é já escolher um tom mais escuro e usar máscaras tonalizantes em casa. "Depois que fizeram as máscaras matizadoras para o cabelo loiro, fizeram também para o cabelo ruivo, negro, castanho, com o objetivo de ressaltar a cor do cabelo", indica.
A maquiadora do quadro Voce mais poderosaJuliana Rakoza retoca o cabelo de 25 em 25 dias. A falta de tempo e o tipo de cabelo impossibilitam visitas mais frequentes ao cabeleireiro "Meu cabelo é muito fino, pintar destrói muito. Não é como o cabelo loiro que só faz retoque na raiz, a tinta vai até a ponta. Meu cabelo fica com um dedo e meio de raiz", conta. Para disfarçar, ela usa um shampoo a seco da Bastite para ruivas. O produto não está disponível no Brasil, é necessário comprar pela internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário